sábado, 25 de junho de 2011

Sociologia - Sociedades


Sociedade Agraria: Possuiam grande partes de terras, eram desenvolvidos e divididos em camadas sociais. Nesta sociedade não existiam a propriedade privada , todas as terras perteciam ao Estado, onde controlavam a produção das aldeias, cordenando ou não as construções de importantes obras. 

Sociedade empresária: é um tipo de aglutinação de esforços de diversos agentes, interessados nos lucros que uma atividade econômica complexa, de grande porte, que exige muitos investimentose diferentes capacitações, promete propiciar. É a que explora uma empresa, ou seja, desenvolve atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços, normalmente sob a forma desociedade limitada ou sociedade anônima.

Sociedade civil: se refere à totalidade das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema político).


Sociedade burguesa:
 burguesia é uma classe social que surgiu na Europa na Idade Média (séculos XI e XII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias) e prestação de serviços (atividades financeiras).

Aluna: Paula Araújo , n°35 turma: 1°A

Filosofos pré socraticos

Filosos pré socraticos é o nome pelo qual são conhecidos aqueles filósofos da Grécia antiga que antecederam sócrates.
Os principais filosofos gregos e suas escolas foram :
Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaximenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso.
Escola Itálica: Pitagoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas de tarento.
Escola Eleata: Xenófanez, Parmênides de Eléia, Zenão de Eléia e Melisso de Samos.
Escola de Pluralidade: Empédocle de Agrigento,Anaxádoras de Clazômena, Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera.